(27) 99876-1199
(27) 99876-1199
Avenida das Nações, 1534, Colatina/ES


Cirurgia Oral

Especialidade da odontologia responsável pelas intervenções cirúrgicas realizadas na cavidade bucal

O que é a Cirurgia Oral?

A cirurgia oral é a especialidade da odontologia responsável pelas intervenções cirúrgicas realizadas na cavidade bucal destinadas a prevenir, conservar ou reabilitar a saúde oral dos pacientes.

A cirurgia oral inclui um diversificado leque de tratamentos, dos mais simples aos mais complexos.  A cirurgia oral abrange desde a extração de dentes inclusos e impactados (como na cirurgia de dente do siso) e não inclusos, como cirurgias gengivais e a cirurgia oral menor, realizadas em consultório. Envolve ainda as cirurgias mais complexas, como a de enxertia óssea, para regiões onde o volume ósseo não está apto à instalação de implantes ósseointegrados.

Pré e pós-operatório da Cirurgia Oral

Os procedimentos de cirurgia oral são bastante comuns em um consultório, e são geralmente realizados sob anestesia local, sedação ou anestesia geral na cavidade oral e nos dentes.

No pré-operatório, o paciente pode esclarecer todas as suas dúvidas e acabar com seus receios em relação à cirurgia oral, através de uma conversa com seu cirurgião-dentista, gerando um pós-operatório mais confortável.

Na cirurgia oral, é fundamental que a sala utilizada deve estar completamente esterilizada e com a mais completa assepsia possível, tanto para o ambiente quanto para os equipamentos, que devem ser higienizados e embalados. Esses cuidados essenciais previnem infecções indesejáveis e garantem o sucesso da cirurgia oral.

Com a evolução da odontologia e a correta utilização da anestesia, é comum que o paciente sinta pouca ou nenhuma dor após a cirurgia oral, desde que siga corretamente as instruções do cirurgião-dentista.

Quais os procedimentos mais frequentes?

Na cirurgia oral, os procedimentos orais mais frequentes são: cirurgia de extração de dente do siso, remoção de quistos, remoção de fibromas (lesão bucal benigna em forma de nódulos), remoção de excessos gengivais, cirurgia pré-protética (regularização do osso e da gengiva antes da confecção de próteses dentárias), dentre outros.

A Cirurgia Oral Menor

A cirurgia oral menor engloba cirurgias simples que podem ser feitos com segurança dentro do consultório, de forma indolor, sendo a cirurgia para retirada do dente do siso a mais conhecida. 

Geralmente é utilizada a anestesia local na cirurgia oral menor, eliminando a necessidade de internação hospitalar ou de anestesia geral. 

Apesar de ser considerado um procedimento cirúrgico simples, é recomendado que o paciente da cirurgia oral se mantenha em repouso nos primeiros dias, tenha cuidados com alimentação, tome a medicação indicada e siga à risca as orientações do cirurgião dentista.

Agende uma consulta

Mais especialidades