(27) 99876-1199
(27) 99876-1199
Avenida das Nações, 1534, Colatina/ES

Toxina Botulínica aplicada à Terapêutica Odontológica

“A Toxina Botulínica (BOTOX) é mais um recurso terapêutico que a odontologia dispõe para solucionar problemas”

É um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir do clostridium botulinum, bloqueando a liberação da acetilcolina e interferindo seletivamente na capacidade de contração da musculatura melhorando dores musculares e linhas de expressão.

Entretanto, muito antes de ser popular na busca do rejuvenescimento, o botox foi pesquisado originalmente para fins terapêuticos e hoje é um importante aliado de áreas como a ODONTOLOGIA, neurologia, urologia e fisiatria.

Qual a importância do uso do botox na odontologia?

Na odontologia, a sua principal aplicação é voltada ao uso terapêutico.

Confome as pessoas envelhecem, os cantos da boca começam a virar para baixo. Botox pode ser colocado nos músculos depressores do ângulo da boca bilateralmente para relaxar os músculos e aumentar os cantos da boca.

Botox também pode ser usado para suavizar as rugas que são muito frequentemente chamadas ruga dos fumadores. Estas rugas podem não ter nada a ver com fumar, mas tem tudo a ver com as fortes contrações dos músculos orbiculares orais.

Para o bruxismo (diurno e noturno), a toxina botulínica ajuda tanto para os pacientes que rangem quanto para os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva.

O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor ortofacial. É indicado para pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso – chamado sorriso gengival – Uma pequena aplicação no músculo, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que nele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva. “A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada”.

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

“Os efeitos clínicos do BOTOX podem ocorrer em um período de 1 a 7 dias após a administração sendo comumente notados entre 1 a 3 dias. Segue-se um período (entre 1 a 2 semanas ) de efeito máximo e então os níveis atingem um patamar moderado até a recuperação completa do nervo em um período entre 3 a 6 meses”.

É importante sermos capazes de oferecer todas as alternativas para o paciente de acordo com cada caso. E mais importante ainda é que o paciente saiba bem o que busca no tratamento.

Agende uma consulta

Autor: Dr. Antônio Favarato

Mais publicações